segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

O olhar da Medusa

Penso que a lenda da medusa ainda existe na sociedade moderna. A essência da medusa habita cada um de nós. Com seus cabelos em forma de serpentes hipnotiza todos que olharem em seus olhos, transformando-os em pedra. Por incrível que pareça, nós também temos esse poder!
Quando olham em nossos olhos, a grande maioria das pessoas liberta sua medusa. E de mãos dadas a ela traz seus seguidores; o orgulho, o preconceito, a intolerância e a discriminação. Com todo esse poder podemos transformar o outro em pedra.
Com o olhar, as pessoas-medusa calculam o quanto vale aquela pessoa. Com o mesmo olhar, somam sua conta bancária. Com o olhar mais profundo, percebem sua orientação sexual ou preferência religiosa, e assim por diante. O outro, percebendo o olhar da Deusa, sente-se acuado, preferindo petrificar-se. Fica sem reação e espera que a admiração termine. É fácil perceber uma pessoa-medusa. Para isso, vamos seguir o conselho de Leonardo da Vinci quando diz “O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama”. Por isso, quando te olharem profundamente com frieza, possivelmente você está diante de uma Medusa. Muito cuidado!
Mas para eliminar a medusa existe uma solução. Acordar o Perseu!
Conta a mitologia grega que Perseu foi o responsável por decapitar Medusa, exterminando a Deusa. Além da Medusa, dentro de cada um existe o Perseu, capaz de eliminar os sentimentos trazidos junto com a Deusa.  Perseu se materializa na força de vontade para aceitar as diferenças, impedindo que petrifique o outro. Despertando nosso herói interno evitaremos o constrangimento alheio.  Não podemos perder tempo. Acordando Perseu nossa Medusa não terá mais vida. Fazendo isso, conseguiremos olhar para o outro com compaixão e enxergar sua essência. A essência humana! Sem apegos, idolatrias ou qualquer forma de discriminação ou preconceitos. Quando nosso Perseu acordar, passaremos a entender que vivemos em um mundo repletos de pessoas maravilhosas, e que as diferenças servem para nosso aprendizado. Entenderemos que é possível a convivência entre pessoas diferentes. Quando Perseu acordar, não teremos mais tempo para medir o próximo ou forçar alguma ideologia. Nosso tempo será utilizado para medir a nós mesmos ou buscar nossa maturidade emocional. Como já disse Louis Armstrong na música What A Wonderful World And I think to myself, what a wonderful world” (E eu penso comigo mesmo, mas que mundo maravilhoso).
Perseu com a cabeça de Medusa (1545-1554).Florença - Itália. Escultura de bronze. Benvenuto Cellini. Fonte da imagem: www.foradimim.com.br