terça-feira, 3 de setembro de 2019

O código DEUS

“Precisamos despertar o nosso DEUS interno”. “Busque DEUS”. “Encontre com DEUS”.
Ouvimos sempre essas expressões no nosso dia-a-dia, não é verdade? Pois é, até a neurociência também faz essas recomendações. Basta apenas entender um pouco sobre a neuroquímica cerebral e perceber que o DEUS já habita o nosso corpo desde o nascimento, e pode nos acompanhar sempre. Só depende das nossas atitudes.

O DEUS interior é representado por quatro moléculas que fazem com que o cérebro, e assim como também o organismo inteiro, passe a manifestar o seu poder divino. Você vai experimentar a sensação celestial dentro da sua alma. Paz, motivação, felicidade, alegria e plenitude! Isso sim é a presença de DEUS!

O D de DEUS é a inicial da dopamina. Neurotransmissor responsável pelo humor e prazer. Sua deficiência está relacionada também com a doença de Parkinson e depressão. Podemos estimular a dopamina praticando a meditação, ouvindo música calma, realizando atividades criativas, dentre outras. Com essa molécula você vivenciará a tranquilidade.

O E de DEUS representa a endorfina. Hormônio relacionado com o alivio da dor. Sua síntese natural pode ser conseguida através do exercício físico. A pimenta também é um ótimo estimulante para a endorfina, mas muita atenção para quem é portador de hemorroida ou outras desordens gastrointestinais. Ao permitir a síntese desse hormônio certamente sentirá alegria!

O U de DEUS retrata a ubiquinona. Proteína associada com a produção de ATP (energia). A sua ausência pode causar doenças mitocôndrias, problemas neurodegenerativos e cardíacos. Se você quiser o avivamento dessa proteína comece hoje mesmo a respirar adequadamente. Respiração profunda e calma. Desta forma, o oxigênio respirado vai forçar a atividade da ubiquinona e liberará energia positiva no seu corpo. Perceberá a motivação!

O S de DEUS significa serotonina. Outro neurotransmissor, mas esse oferece ao nosso organismo a sensação de prazer, além disso, regula o sono, a sensibilidade e as atividades intelectuais. Sua produção ocorre quando praticamos atividades prazerosas e também ao ingerirmos alimentos ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina. Sua ausência está associada com a depressão.

Por isso tudo é fundamental encontrarmos e estimular o nosso DEUS interno. Atividades simples farão você sentir o poder divino. Você terá saúde, plenitude e harmonia. Alcançará a tão esperada paz. E perceberá que DEUS já habita o seu organismo, basta apenas oferecer recursos para que Ele possa revelar a sua soberania. Então precisamos agora, cada vez mais, ecoar a seguinte frase: ACORDE SEU DEUS INTERNO!

Bruno Pitanga
@brunopitanga_neurocientista