sábado, 8 de novembro de 2014

Equanimidade

A palavra equanimidade é pouco utilizada em nosso vocabulário, mas tem um significado bastante desafiador.
Equanimidade é a certeza que tudo passa. Os bons momentos vão chegar ao fim, os maus também. Então qual o sentido das aflições? Certa vez observei a alegria de uma criança ao ganhar um pirulito. Foi uma felicidade tamanha que abriu o doce e, sem perder tempo, iniciou a cerimônia de desfrutar a doçura do pirulito. No entanto, o jovenzinho não havia sido educado para ser equânime, pois ao finalizar o momento de prazer, começou a chorar copiosamente. Ainda não havia entendido a brevidade dos momentos! Devemos aceitar a brevidade das situações. Desta forma, encontraremos a verdadeira plenitude. Portanto, o pirulito acaba, o prazer acaba, mas permanecemos obcecados por esses momentos. Esquecemos que tudo vai passar. Se aproveitássemos integralmente os momentos felizes aceitaríamos que a felicidade plena existe, pois o momento foi vivido intensamente.
As situações difíceis também são breves. A fotografa e ativista bengalesa Taslima Akhter sabe muito bem disso. Na sua cidade ocorreu um horrível desabamento. Taslima relatou na revista Time que permaneceu no local assistindo e fotografando o acidente. Disse a fotografa: “exausta mental e fisicamente, foi assim que estava”. Horas depois de “flashs” aleatórios, algo chocante surgiu diante de suas lentes. Uma imagem que iria fazer o mundo refletir sobre a verdadeira equanimidade. Ela fotografou um casal morto abraçado nos escombros. Essa cena difícil de ver nos faz refletir bastante. O que será que sentiram naquele terrível momento? Talvez possamos supor. Penso que desenvolveram sua equanimidade. Refletiram que aquele sofrimento logo teria fim, mesmo que o fim fosse a morte. E abraçados aguardaram pacientemente. 
Como cantou o norte-americano Bobby McFerrin, Don't worry, be happy (não se preocupe, seja feliz). A preocupação com os problemas nos faz piora-los. Se desejamos a tranquilidade e a paz devemos sempre ter a certeza da sua brevidade. A brevidade dos momentos e instantes, sejam eles bons ou ruins. Quanto atingirmos a equanimidade teremos o equilíbrio. Disse Chico Xavier: "Havia um homem que costumava ter em cima de sua cama uma placa escrita: ISSO TAMBÉM PASSA... então perguntaram à ele o porquê disso... ele disse que era para se lembrar que, quando estivesse passando por momentos ruins, poder se lembrar de que eles iriam embora. Mas essa placa também era para lembrá-lo que quando estivesse muito feliz, que não deixasse tudo pra trás, porque esses momentos também iriam passar e momentos difíceis viriam de novo...E é exatamente disso que a vida é feita: MOMENTOS!”
Foto Taslima Akhter. Desmoronamento em uma fábrica de roupas em Dhaka, Bangladesh. Publicado na Revista Time.